Suzuki Jimny

Suzuki Jimny
SOBRE A

Suzuki

suzuki

A Suzuki foi fundada em 1909 no Japão por Michio Suzuki, como “Suzuki Loom Works Company” dedicando-se nos primeiros 30 anos da sua existência ao fabrico de teares. Com a pretensão de ver a sua empresa crescer, em 1937 Michio começa a diversificar as áreas de negócio da empresa, nomeadamente com a projeção de veículos automóveis compactos. O início da II Guerra Mundial adiou contudo esta expansão que só se viria a verificar na década de 50. No período pós guerra começou a existir no Japão a necessidade de um transporte pessoal pelo que a Suzuki voltou a investir nesta área sobretudo após, em 1951, a queda do mercado do algodão inviabilizar a sustentabilidade da empresa apenas pelo negócio da venda dos teares. O início da Suzuki Motor Corporation começa pelos projetos de duas rodas, com o lançamento, em 1952, da Power Free, uma espécie de bicicleta motorizada rapidamente alcançou a meta das 6.000 unidades comercializadas mensalmente. O sucesso deste primeiro projeto precipitou a aposta também no mundo automóvel. Desta forma, em 1955 é lançado o Suzulight, o primeiro automóvel da construtora nipónica e o pioneiro no que à construção em massa de automóveis dizia respeito no Japão. Um pouco mais tarde, em 1958 a marca adota definitivamente o estilizado “S” como símbolo oficial da marca. A expansão não tardou a chegar e a par das inúmeras fábricas que foram surgindo no Japão, em 1963, a marca nipónica chega ao mercado norte-americano e aumenta significativamente a sua oferta de veículos. Em 1968 lança o LJ, um veículo compacto com tração às quatro rodas que viria mais tarde a ser denominado de Jimny. Na década de 70, com o sucesso da produção automóvel e das motorizadas, a empresa nipónica embarca noutras áreas de negócio, nomeadamente na produção de cadeiras de rodas motorizadas e de casas pré-fabricadas. É no final desta década que a marca nipónica assinala o período de maior expansão com a exportação do pequeno jipe Jimny para todo o mundo, o sucesso alcançado pela linha de motorizadas GS e a inauguração da primeira fábrica além Japão (1975 no Paquistão). Já na década de 80 a marca quebra outra vez com tudo o que já haviam proposto lançando o Quadrunner LT125, um bem-sucedido todo o terreno. É também por esta altura que se afirma definitivamente no mercado norte-americano por via de um acordo com a GM em 1981, e com o lançamento do jipe Samurai (1985). Em simultâneo, também na Europa modelos como o Jimny, o Vitara, o Ignis etc, conquistavam cada vez mais público. Os carros compactos lançados pela construtora japonesa atingiam, em 1995, mais de 975.000 unidades comercializadas. Já no século XXI, com uma estrutura de cerca de 15.000 colaboradores e vendas na ordem dos 2 milhões de unidades vendidas anualmente a Suzuki continua a produzir modelos de sucesso como o SX4 (2006) ou o Splash (2008).
A primeira unidade de produção automóvel, em Barcelona, foi inaugurada em 1953, ano em que surge o primeiro modelo da marca espanhola, o Seat 1400, destinado a um mercado de luxo e que, devido a ser produzido sob licença da Fiat, era uma cópia praticamente inalterada do 1400 da marca italiana, situação que viria a repetir-se nos modelos seguintes lançados pela Seat. Três anos mais tarde a fábrica produzia cerca de 10.000 veículos/ano. 1957 assinala a chegada ao mercado de um novo modelo, mais acessível à emergente classe média espanhola, o Seat 600. Só na década de 60 surgem as primeiras exportações para a Colômbia, altura em que o modelo 1500 havia já substituído o 1400 e que o Seat 850 toma o lugar do bem-sucedido Seat 600. A crise energética da década de 70 e a morte do General Franco em 1975 foram dois fatores decisivos no abrandamento que a marca sofreu nessa altura. Ainda assim a Seat apostou fortemente no seu desenvolvimento com a construção do Centro Técnico de Martorell inaugurado em 1975 cujo primeiro fruto foi o modelo 1200 Sport. Por esta altura a marca espanhola ocupava o 8º lugar no ranking de Construtores Automóveis Europeus e em conjunto com a Fiat representava mais de 50% das vendas no mercado espanhol, até ao início dos anos 80, altura em que rompe laços com o construtor italiano. Em 1980 a Seat lança no mercado o modelo Panda que conquista de imediato o público espanhol. Em 1982 firma acordos operacionais e industriais com a Volkswagen e começa a ocupar mais espaço no mercado europeu. Um dos modelos de maior sucesso da marca chega em 1984, o Ibiza que é ainda nos dias de hoje um dos modelos mais vendidos da marca e um dos mais acarinhados pelos clientes Seat. Os anos 80 ficam marcados na história da construtora espanhola pela aquisição, por parte da Volkswagen de 75% (1986) das suas ações e 99,9% em 1990, a renomeação para Seat Sa., o início das exportações para a Europa (Holanda) e a criação de uma divisão desportiva, a Seat Sport. A década de 90 não é menos intensa para o construtor espanhol. Em 1991 é apresentado o Toledo, o primeiro modelo desenvolvido pelo grupo Volkswagen e em 1993, com a inauguração da fábrica de Martorell, a marca consegue, em menos de dois anos, alcançar a meta dos 10 milhões de unidades produzidas. Em 1996 é lançado o modelo Alhambra, o primeiro monovolume da marca espanhola. Com a chegada do novo milénio a Seat tem vindo a reposicionar-se sobretudo como uma marca desportiva e tem vindo, em conjunto com a Audi, a desenvolver gestões conjuntas de design pesquisa e desenvolvimento o que se tem vindo a refletir nos mais recentes modelos lançados pela marca espanhola. (Ex.: Exeo - 2009).

SELECIONE O

MOTOR

GASOLINE

Clio 2 2001 - 2005

RS 2.0 16v172hp

RS 2.0 16v182hp

V6 3.0 Ph1230hp

V6 3.0 Ph2255hp

Clio 3 09/2005 - 10/2012

1.2 16v75hp

1.4 16v98hp

1.2 TCE100hp

1.6 16v 110112hp

1.6 16V GT128hp

RS 2.0 16v197hp

RS 2.0 16v201hp

RS 2.0 16v203hp

Clio 3 09/2005 - 10/2012

0.9 TCE90hp

1.2 16v75hp

GT 1.2 TCE120hp

RS 1.6T (Euro 5)200hp

RS 1.6T (Euro 6)200hp

RS Trophy 1.6T220hp

DIESEL

Clio 2 2001 - 2005

1.5 DCi65hp

1.5 DCi70hp

1.5 DCi82hp

1.5 DCi85hp

1.5 DCi100hp

1.9 DTi80hp

Clio 3 09/2005 - 10/2012

1.2 16v75hp

1.4 16v98hp

1.2 TCE100hp

1.6 16v 110112hp

1.6 16V GT128hp

RS 2.0 16v197hp

RS 2.0 16v201hp

RS 2.0 16v203hp

Clio 4 (Ph1) 10/2012 - 2016

PARABÉNS!!

10% DESCONTO ON-LINE

Por vires visitar o nosso site tens um desconto de 10% na tua proxima compra.
Usa o código de desconto SPCPOWER10% e aproveita este desconto. Apenas válido para compras On-Line. A promoção não é válida para reprogramações