Subaru
Criada em 23 de fevereiro de 1953, foi uma das primeiras empresas automobilísticas do Japão. ``Subaru``, que é o nome, em japonês, do grupo de estrelas Plêiades, está representado no logotipo da empresa. Apesar de ser uma empresa pequena no ramo automobilístico, quando comparada com muitas de suas competidoras, a Subaru vem sendo uma empresa altamente lucrativa há vários anos. É notável por sua produção de automóveis convencionais (três-volumes, carrinha/perua e ``hatch``) com tração integral 4X4 (de fato, em muitos dos mercados que atua, a única oferta de veículos disponível da marca é com este tipo de tração, além de utilizar motor boxer, com 4 cilindros opostos dois a dois.
Os veículos mais conhecidos da marca Subaru são as versões com turbocompressor dos modelos Legacy e Impreza. Versões modificadas de seu modelo WRX e do Subaru Impreza WRX STi vêm competindo há anos com sucesso em provas de rali, tais como o Campeonato Mundial de Rali.
Recentemente, a Toyota comprou a participação que a GM detinha sobre a Subaru, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes. Enquanto a Toyota utilizará as fábricas da Subaru nos Estados Unidos, a Subaru irá utilizar a tecnologia híbrida Toyota. Em 10 de abril de 2008 a Toyota e a Fuji Heavy Industries, controladora da Subaru, anunciaram o aprofundamento do seu programa de cooperação, o qual passará a abranger o desenvolvimento conjunto de um modelo esportivo e o fornecimento de modelos compactos para a Subaru.
A primeira unidade de produção automóvel, em Barcelona, foi inaugurada em 1953, ano em que surge o primeiro modelo da marca espanhola, o Seat 1400, destinado a um mercado de luxo e que, devido a ser produzido sob licença da Fiat, era uma cópia praticamente inalterada do 1400 da marca italiana, situação que viria a repetir-se nos modelos seguintes lançados pela Seat. Três anos mais tarde a fábrica produzia cerca de 10.000 veículos/ano. 1957 assinala a chegada ao mercado de um novo modelo, mais acessível à emergente classe média espanhola, o Seat 600. Só na década de 60 surgem as primeiras exportações para a Colômbia, altura em que o modelo 1500 havia já substituído o 1400 e que o Seat 850 toma o lugar do bem-sucedido Seat 600. A crise energética da década de 70 e a morte do General Franco em 1975 foram dois fatores decisivos no abrandamento que a marca sofreu nessa altura. Ainda assim a Seat apostou fortemente no seu desenvolvimento com a construção do Centro Técnico de Martorell inaugurado em 1975 cujo primeiro fruto foi o modelo 1200 Sport. Por esta altura a marca espanhola ocupava o 8º lugar no ranking de Construtores Automóveis Europeus e em conjunto com a Fiat representava mais de 50% das vendas no mercado espanhol, até ao início dos anos 80, altura em que rompe laços com o construtor italiano.
Em 1980 a Seat lança no mercado o modelo Panda que conquista de imediato o público espanhol. Em 1982 firma acordos operacionais e industriais com a Volkswagen e começa a ocupar mais espaço no mercado europeu. Um dos modelos de maior sucesso da marca chega em 1984, o Ibiza que é ainda nos dias de hoje um dos modelos mais vendidos da marca e um dos mais acarinhados pelos clientes Seat. Os anos 80 ficam marcados na história da construtora espanhola pela aquisição, por parte da Volkswagen de 75% (1986) das suas ações e 99,9% em 1990, a renomeação para Seat Sa., o início das exportações para a Europa (Holanda) e a criação de uma divisão desportiva, a Seat Sport.
A década de 90 não é menos intensa para o construtor espanhol. Em 1991 é apresentado o Toledo, o primeiro modelo desenvolvido pelo grupo Volkswagen e em 1993, com a inauguração da fábrica de Martorell, a marca consegue, em menos de dois anos, alcançar a meta dos 10 milhões de unidades produzidas. Em 1996 é lançado o modelo Alhambra, o primeiro monovolume da marca espanhola. Com a chegada do novo milénio a Seat tem vindo a reposicionar-se sobretudo como uma marca desportiva e tem vindo, em conjunto com a Audi, a desenvolver gestões conjuntas de design pesquisa e desenvolvimento o que se tem vindo a refletir nos mais recentes modelos lançados pela marca espanhola. (Ex.: Exeo - 2009).