SOBRE A

MG

mg

A história da MG começa com a criação de um automóvel que seria a primeira obra de uma marca emblemática. O automóvel em questão de seu nome: “ Old Number One”, como os fãs da marca gostam de chamar com imenso carinho mas dentro do rigor histórico. O “Old Number One”, cujo traço mais marcante era ter uma traseira semelhante à popa de um navio. Apareceu no início do ano de 1925. Cecil Kimber, fundador da MG, era um dos representantes da Morris e um verdadeiro entusiasta da competição, onde manteve uma longa colaboração com aquela marca, nomeadamente na afinação de motores. Em 1924 criou o que hoje é tido como o momento do nascimento da MG. Símbolo histórico que é constituído com duas letras no interior de um emblema octogonal. As letras eram em representação das palavras “Morris Garages”. Do primeiro modelo da MG, pode-se dizer que era um verdadeiro desportivo. Cheio de características marcantes, mais não fosse pela ausência de grelha oval, que fazia sobressair ainda mais o octógono. Fiel a filosofia segundo a qual um desportivo deve parecer veloz mesmo quando está parado, o “One” bem poderia ser confundido com um F1 da epóca. As razões para essa semelhança era a ausência de portas e pára-brisas tudo numa óptica de redução de peso. O motor era um simples 1.5 Litros de 40 cavalos. Permitia atingir uma velocidade máxima de 132 km/h. Valor interessante para a época, tendo em conta o comportamento dinâmico algo complicado. Nesta altura o negócio ia de vento em popa e a Morris Garages passou a ser MG Car Company. Em 1929 mudou-se para Abingdon, na zona de Oxford, e com isto criou um enorme entusiasmo por culpa de um mini-roadster construído sobre a plataforma de uma Morris Minor que 1932 recebeu o nome Midget J2. Este automóvel criou um desejo enorme noutros fabricantes, pois todos queriam ter aquelas linhas recortadas, a grelha angulosa e a roda suplente sobre a carroçaria.
Em 2000 uma vez mais na história da MG, a marca é vendida. Passou-se a chamar MG Rover Group. Nessa altura a marca construiu alguns desportivos mas nada como no passado, afastando-se um pouco da história que a precedia. Alguns modelos “vitaminados” baseados em carros da Rover. Exemplos: MG ZR baseado no Rover 25; o MG ZS baseado no Rover 45 e o MG ZT/ZT-T no Rover 75 marcam está época. Mas 5 anos depois a marca sofreu as consequências da falência da Rover, e foi vendida a um grupo chinês (Nanjing Automobile Group) e apenas lançou um modelo em 2011 o MG6 GT. Apesar de muitas reviravoltas na história da MG nas últimas décadas, convém relembrar que nos 87 anos de existência desta marca emblemática são pautados por sinónimos como beleza e de elegância. Uma carreira com altos e baixos mas acima de tudo marcante no mundo e história automóvel. Tudo começa desde a altura em que Cecil Kimber era preparador de modelos da Morris, onde perseguiu pelos anos de ouro dos MGA e MGB. Depois de a marca passar por tanta mudança é de lamentar que se tenha perdido a filosofia mais simplista dos roadsters originais, mas em nada desvirtua a idelogia de Cecil Kimber, que em tempos idos se cotou como o mais brilhante projectista de modelos desportivos.

SELECIONE O

MODELO

PARABÉNS!!

10% DESCONTO ON-LINE

Por vires visitar o nosso site tens um desconto de 10% na tua proxima compra.
Usa o código de desconto SPCPOWER10% e aproveita este desconto. Apenas válido para compras On-Line. A promoção não é válida para reprogramações