Lamborghini
A história da Lamborghini começa com o amargo sabor da vingança. Ferruccio Lamborghini, então dono de uma empresa de tratores agrícolas, era um apaixonado por carros velozes e por isso detentor de um Ferrari 250 GT. Este não gostou da resposta torta de Enzo Ferrari quando se dirigiu ao mesmo para reportar um persistente defeito ao nível da embraiagem do seu carro: “Você não percebe nada de carros. Vá conduzir tratores!” à qual o mesmo respondeu com a promessa da criação de uma marca melhor. A promessa foi cumprida e em 1963 nascia em Itália, a apenas 17 kms das instalações da Ferrari, a Ferruccio Lamborghini Automobili. O primeiro modelo da nova construtora italiana de veículos superdesportivos foi o 350 GTV em 1964 seguido do Miura P400 em 1966. O nome MIURA, uma raça de touros, tem origem no facto de Ferruccio ser um aficionado das touradas. A par desta paixão, também o facto deste ser de signo astrológico Touro contribuiu para a associação entre a marca e a imagem do imponente animal que ainda hoje faz parte do logótipo. Os anos 70 foram difíceis para a marca que acabou por ir à falência, consequência das constantes crises do petróleo que assombravam o mercado dos superdesportivos, tendo sido vendida a um grupo de investidores suíços. Também por esta altura a Lamborghini viu a sua divisão de tratores ser vendida à Fiat. Ferruccio desvinculou-se da marca e viria a morrer em 1993. Em 1987 a americana Chrysler comprou a Lamborghini aos suíços e já na década de 90 nascia um dos modelos de maior sucesso da marca italiana - o DIABLO (1990). Apesar do modelo ter sido bem-sucedido, no final da década a Lamborghini volta a passar por dificuldades financeiras e é adquirida por um grupo da Indonésia. Em 1998 a Audi (que atualmente pertence ao grupo Volkswagen) compra a construtora italiana salvando-a de ir uma vez mais à falência. Daí até 2008, altura do início da crise económica global, a produção registou um crescimento significativo de uma marca que se vende sobretudo pelo caráter icónico dos seus modelos.