KIA
A Kia nasce em 1944, inicialmente sob a designação de “Kyungsung Precision Industry” como construtora de tubos de aço e peças para bicicletas. Em 1951 começa a produzir bicicletas na íntegra e um ano mais tarde, como consequência da guerra da Coreia, muda as instalações para a zona portuária e faz surgir a designação Indústrias KIA (KI = sair/acordar para o mundo; A = Ásia) com as motas em 1957, dedicando-se mais tarde, em 1974, à construção de automóveis. Na década de 80 a marca sul coreana começou a passar por algumas dificuldades financeiras e foi reestruturada. Sobretudo na primeira metade dos anos 80 a Kia apostou na produção de veículos comerciais. O modelo Bongo (minibus) e o Ceres (camião) são dois exemplos de sucesso. Com a recuperação veio o interesse de outras marcas. Assim, Mazda e C. Itoh foram as primeiras a investir na Kia, seguidas pela Ford em 1986, parceria que proporcionou uma rápida evolução da marca sul coreana em termos de desenvolvimento tecnológico. Os anos 90 são de proliferação e a par da atribuição da nova nomenclatura, KIA Motors, a marca abre uma nova unidade de produção e passa a ter capacidade de fabricar cerca de 700 mil veículos/ano. A conquista do mercado internacional começa também por esta altura a fazer parte dos objetivos da Kia. O lançamento de modelos além fronteiras como o Sephia e o SUV Sportage (1991) não desiludem proporcionando, em 1992, a inauguração da subsidiária americana. Em 1994, para assinalar o meio século de existência, a KIA volta a alterar a sua designação, desta feita para “Kia Motors Corporation”. A efeméride fica também marcada pelo lançamento do 1º motor coreano de 16 válvulas a gasolina e a título nacional, pelo início de comercialização da marca em Portugal. Os anos seguintes, devido aos investimentos anteriormente referidos, registaram um significativo declínio financeiro que quase levaram a marca à bancarrota o que permitiu, nesse mesmo ano a sua compra pela Hyundai formando o grupo “Hyundai Kia Automotive Group”. Com o século XXI dá-se uma mudança ao nível do design e cor do logótipo que assume a forma oval e passa a apresentar-se em vermelho. Mas o arrojo não termina por aqui…sob a alçada do novo slogan “The Power to Surprise”, a marca cresce abruptamente em termos de design e inovação dos seus modelos e ganha um lugar de topo no mercado europeu. Atualmente, ainda nesta nova fase de design, destaca-se sobretudo o novo look da grelha dianteira designada de “rosnar do tigre”, uma aposta ganha a avaliar pelo sucesso dos mais recentes lançamentos - Sportage e Rio