Honda
A Honda Motor Co Ltd. foi fundada no Japão, mais concretamente em Hamamatsu, no ano de 1948 por Soichiro Honda, considerado um sonhador e um visionário da época. O primeiro produto a sair da produtora japonesa é a motorizada Type D.
Os anos 50 e 60 são marcados pela continuidade de produção de motorizadas, pela produção de motores de automóveis e pela expansão da marca pelo Japão. Em 1963 entra em produção a linha de montagem na Bélgica e o mundo conhece o primeiro automóvel desportivo Honda (S500) e a partir daqui dedica-se também à produção de automóveis de passageiros. O ano de 1972 assinala o nascimento da primeira geração Civic, ainda hoje um modelo de sucesso da marca nipónica. Em 1976 é a vez do Accord ser apresentado ao mundo. Sem nunca descurar a produção de motorizadas em 1983 a Honda conquista o campeonato do mundo de 50cm3 com a NS500. No mesmo ano o modelo Civic conhece já a sua 3ª geração.
A década de 80 fica também marcada pela introdução no mercado automóvel, por parte da Honda, do motor VTEC introduzido no Civic em 1989. Neste mesmo ano é lançada a 4ª geração do modelo Accord. Em 1991 perece o fundador da marca, no mesmo ano em que é lançada a 5ª geração Civic. Os anos 90 assinalam a expansão da marca nipónica um pouco por toda a Europa por via de unidades de produção a surgir, por ex., em Inglaterra e que permitem começar a diferenciar os dois mercados. Assim, o Civic de 5 portas é lançado em 1994 apenas no mercado Europeu sendo que no ano seguinte o modelo conquista o feito histórico de 10.000.000 unidades vendidas. No final da década de 90 é produzido e comercializado o “Honda Civic Aero Deck”, o primeiro modelo da marca nipónica desenvolvido na Europa.
O século XXI fica marcado pelo nascimento do Asimo (robot humanoide desenvolvido pela Honda) e pela evolução dos motores da marca. No ano 2000 a Honda apresenta a nova geração de motores DOHC i-VTEC. Nos automóveis destaque para o lançamento do Civic Híbrido (2001), do início de comercialização do Jazz no mercado Europeu e para a 7ª geração Civic e Accord e para a viragem dos centros de desenvolvimento Honda para o mercado dos modelos “Eco Friendly”.
Nos últimos anos a marca tem dado respostas à procura de modelos híbridos e ou elétricos, prova disso são o lançamento do CR-Z, o primeiro modelo híbrido desportivo, o Jazz Híbrido, a apresentação dos protótipos elétricos 3R-C e EV-N e da scooter elétrica EV-NEO atualmente já comercializada no Japão.