Fiat
Ainda que tenha sido fundada em 1899 em Turim por um grupo de investidores, é a Giovanni Agnelli, um desses investidores, que se atribui principal destaque no nascimento da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino). Devido à sua determinação e visão estratégica, foi este quem mais se destacou chegando mesmo, em 1902, a diretor da empresa.
Inicialmente dedicada apenas à produção de automóveis, a marca chegou mesmo a expandir a sua produção para os veículos industriais e agrícolas devido às difíceis décadas seguintes de guerra que levaram, em todas as marcas de uma forma geral, a uma redução drástica na produção de automóveis de passageiros.
Em 1953 surge o primeiro modelo diesel (Fiat 1400) e é por esta altura que surge também um dos modelos mais icónicos da Fiat, o 500, que ainda hoje é um exemplo de sucesso da marca Italiana. O crescimento social e económico pós-guerra permite, nos anos 60, um crescimento significativo da marca que por essa altura abre fábricas no sul de Itália.
A década de 70 fica marcada pelo sistema “Robogate”, pioneira nos processos de inovação e automação no fabrico dos automóveis. Em 1979 começa a constituição do Grupo FIAT como o conhecemos hoje. Fiat, Lancia, Autobianchi, Abarth, Ferrari e mais tarde (1984) Alfa Romeo e Maserati constituem o grupo.
Os anos 80 assinalam a chegada do Panda e do Uno, dois sucessos incontornáveis da marca tal como o Fiat Punto que nasce em 1993 e em 1995 é eleito como “Carro do Ano”. Este importante galardão voltaria a ser atribuído a um modelo da marca, o Fiat Panda, em 2003.
No século XXI a marca apresenta um novo logótipo concebido para assinalar a efeméride do seu centésimo aniversário e continua a lançar modelos de sucesso, caso do Freemont, modelo fruto da parceria com a Chrysler da qual a construtora italiana detém participações desde 2009.