Ferrari
A Ferrari, fabricante italiana de carros de corrida e desportivos, foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari ainda que inicialmente designada de “Scuderia Ferrari”. A empresa apenas patrocinava pilotos e carros de corridas e em 1947 inicia a sua produção independente com o primeiro modelo de estrada da marca italiana (Ferrari 125 Sport). Nesse mesmo ano, com o final da II Guerra Mundial e a queda do regime de Mussolini, renasce sob a designação Ferrari.
Desde essa altura até ao final da década de 50 a marca passa por um período de ouro sobretudo devido à acumulação de vitórias na Fórmula 1 (1ª em 1951 com o piloto José Froilán González), e com a conquista do título mundial em 1956 pelas mãos do piloto argentino Juan Manuel Fangio. Os anos 60 não são os mais famosos da marca com vários elementos da direção a abandonar os seus postos devido a conflitos pessoais. A Ford tenta comprar a Ferrari mas não foi bem-sucedida. No entanto os problemas financeiros da marca italiana permitiram à Fiat adquirir, em 1965, uma parcela da marca que em 1969 alcançou os 50%.
Em 1987, para comemorar os 40 anos de existência a Ferrari lança o F40, o carro de estrada mais rápido do mundo. Em 1988 a Ferrari perde o seu fundador e nesse mesmo ano a FIAT aumenta a sua posse sobre a Ferrari para os 90%.
Já no século XXI, em 2003 e em memória do seu fundador a Ferrari lança o Ferrari Enzo, um superdesportivo baseado na tecnologia utilizada na Fórmula 1. Sendo assumidamente a competição automóvel um dos seus lados mais fortes, a Ferrari continua atualmente a apostar nesta vertente e conta já com mais de 5.000 vitórias em provas automobilísticas