Dacia
A Dacia surgiu oficialmente sob o nome Uzina de Autoturisme Piteşti (UAP), em 1966, com sua fábrica sendo construída em Mioveni, próximo a Piteşti, na Roménia.`{`2`}` Inicialmente, a Dacia adquiriu o ferramental e os desenhos básicos do modelo Renault 12, produzindo como o Dacia 1300 (nos mercados de exportação era conhecido como Dacia Denem).`{`3`}` Pequenas mudanças estéticas foram feitas em poucos anos, em um esforço para aumentar o interesse do público em comprar um modelo mais recente, mas as principais características de design do carro ainda continuavam sem mudanças, tornando-o desatualizado. O Dacia 1300 chegou a ser produzido em versões hatchback, sedã e perua.`{`4`}` Durante o período comunista, a Dacia possuía duas linhas de montagem paralelas: uma linha produziu o Dacia para o mercado romeno e outra linha produziu o mesmo carro, mas com elementos de melhor qualidade e melhor montado, destinado ao mercado de exportação. Era muito comum romenos que moravam na fronteira com a Hungria comprarem os modelos de exportação e voltarem para a Romênia os dirigindo. O primeiro acordo com a Renault data de 1966 e foi celebrado com o objetivo de produzir o R16 que, apesar de tudo, acabou não indo adiante. Desta forma, o primeiro modelo produzido pela marca Romena acabou sendo o Dacia 1100 em 1968. Este modelo era muito semelhante ao Renault 8 uma vez que a empresa fabricava veículos Renault sob licença. Até 1972 venderam-se cerca de 44 000 unidades do Dacia 1100. Na década de 80 surgiram inúmeros protótipos assim como variantes do Dacia 1310. Em 1990 foi feito um esforço para atualizar o design dos automóveis Dacia, o que levou ao lançamento de um novo modelo, o Dacia Nova. Apesar do esforço este modelo deixava ainda muito a desejar no que ao design dizia respeito. Com a entrada da Romênia na União Europeia todas as linhas de montagem foram renovadas e ampliadas. Após quase 30 anos de cooperação com Dacia, que fabricava veículos Renault sob licença, o Grupo Renault adquiriu em 1999, 51% no capital do fabricante romeno. Esta participação foi aumentada progressivamente para atingir 99,3% do capital em 2004. Com a aquisição, a Renault reforçou assim a sua presença no mercado automobilístico e contribuiu para atingir o objetivo de 4 milhões de veículos vendidos em 2010.`{`5`}` O grupo Renault realizou 489 milhões de euros de investimento nestes últimos 5 anos para a modernização da Dacia, tendo como principais objetivos, a melhoria profunda da qualidade, formação do pessoal, etc.. Estes investimentos contribuíram nomeadamente para inaugurar novas linhas de montagem (motores e caixas de velocidade Renault), renovar as construções e renovar o equipamento informático.
OPTIMIZAÇÃO DESTE MOTOR
Dacia Logan 1.5 DCi (85hp)
informações adicionais
VANTAGENS E QUALIDADES DO SERVIÇO
Medição da viatura ORIGINAL VS Reprogramação.
Medição no nosso banco de potência MAHA MRS500 4WD.
Test drive com análise de datalog.
Os padrões de emissões são mantidos;
Ficheiro original entregue numa pen drive, juntamente com fotos ou video da sua viatura.
SOBRE OS DADOS APRESENTADOS
Os valores de potência e o torque acima indicados são apenas meramente informativos.
Após a reprogramação, medimos o torque e a potência exatos do seu motor e entregamos comprovativo.